Reeducação Alimentar... Para a Mente




Sei que não soa bem, mas estou propenso a crer que a maioria das pessoas que tenho no Facebook poderiam escrever suas próprias bíblias.

Digo isso por que desde que entrei nessa rede social recebi tantos conselhos sobre conduta moral, ética, amor, relacionamento pessoal, relacionamento profissional, credos, cores, sabores e dissabores que, sinceramente, estou começando a acreditar que, tirando a minha insignificante pessoa, todos os demais, ali, são ungidos. Sim, ungidos. Seres especialmente escolhidos por Deus para me ensinar a viver. Fico impressionado. E eu que pensava que estava indo mais ou menos bem! Contudo os profetas, segundo minhas observações, são apenas o primeiro dos grupos que me procuram doutrinar na rede.

Há também os positivistas convictos e, obviamente, alienados.  Para eles tudo é bom e tudo está sempre bem. Arrancou a unha numa topada com uma pedra? Não reclame, aconteceu para que seu corpo se renovasse! Há um propósito positivo em tudo. Está com dor de barriga? Bem, é a Natureza providenciando uma limpeza intestinal para melhorar a sua saúde mais adiante. Enfim, não importa o que aconteça, sempre é para o seu bem. 

Os positivistas convictos são chatos, é verdade, mas não são de todo ruins. Geralmente utilizam imagens grandes com mensagem tiradas de outros sites, o que torna fácil identificá-los e pular sem parar para ler. Os meus eu conheço de cor.  Assim que começam com “Não tenha medo...” ou “Você é...” pronto, é só pular.

Entretanto, se pensam que essa é a pior parte estão enganados. Acreditem, sempre pode ficar pior, e fica. Além dos profetas e dos positivistas, tem também aqueles que ficam trocando farpas pela rede. São os ofensores e ofendidos.

O que me faz sempre pensar: Pô, tem alguma coisa pra dizer? Procure seu desafeto e diga diretamente para ele. Não fique lavando roupa suja aqui, por que, além de ser feio é de um mau gosto sem medida.

Claro que de vez em quando todos nós podemos assumir qualquer um desses papéis mesmo sem querer. O que nos difere? Os perfis supracitados são crônicos. De cada dez publicações que fazem, nove corroboram seu padrão de comportamento. A décima é apenas a exceção cuja existência serve apenas para confirmar a regra.
     
Enfim, como não podemos tornar essas pessoas conscientes de sua condição sem magoá-las desnecessariamente, cheguei à seguinte solução: agrupei-as conforme o seu perfil psicológico (instruções psicológicas definidas sob orientação do meu guia espiritual o pai Baba!), assim quando precisar de um profeta, basta procurar no grupo dos profetas, quando precisar de um reforço positivo, vou ao grupo dos positivistas convictos, e quando desejar escrever um conto sobre conflitos e traições mágoas e ressentimentos acesso o grupo dos ofensores e ofendidos e quando não estiver precisando de nada que envolva qualquer um desses casos, bem, saio do Facebook e volto ao trabalho.
Cezar Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFITENTE

Saída do inferno

Reflexões Pensamentos e Algumas Bobagens