Respostas aos Não Iniciados




Sempre reluto em responder perguntas de curiosos sobre a Maçonaria.


Em geral não buscam o conhecimento, a luz, mas apenas saciar sua curiosidade e/ou justificar sua ignorância.

Contudo, após muito refletir sobre algumas das questões que se repetem em meu e-mail, à luz de mestres muito mais preparados, concluí que algumas respostas deveriam ser dadas.

Não aos curiosos de plantão ou aos que julgam seus irmãos em Cristo Nosso Senhor, mas àqueles que verdadeiramente almejam entender questões simples que, dado o aparente silêncio da Ordem, transforma-se em monstrengos abjetos. Então, vamos lá.

1º "É verdade que os maçons fazem sacrifícios humanos?"
R: Rapaz, vá estudar História. Maçom, em francês quer dizer pedreiro. Quem constrói não destrói. O homem que erige prédios, escolas, catedrais, sabe o valor de uma criação. Portanto, jamais destruiria a obra de alguém. Ainda mais em se tratando da Obra de Deus!

2º "Se a Maçonaria não tem nada a esconder, por que não mostra o que se passa em suas lojas?"
R: Tu contas a todos os teus amigos e conhecidos tudo o que se passa e é discutido dentro da tua casa? Claro que não. Isso vale para a família e para quaisquer outras instituições. São assuntos de consumo interno. Não faz sentido sair por aí comentando. Tu nem entenderias do que se trata.

3º "É verdade que todo maçom é rico?"
R: Bem, que eu gostaria. Se isso fosse verdade eu estaria nos Estados Unidos, na Suíça ou em qualquer ou país onde pudesse conversar com a média das pessoas sem ser considerado esquisito ou louco por não saber responder se vai chover. Não, não é verdade. Conheço muitos Irmãos que labutam diariamente pelo pão nosso de cada dia.

4º "Maçons oferecem a vida de um familiar para entrar na ordem?"
R: Se fosse assim eu teria entrado muitas vezes. O que tenho de familiares que gostaria de ver no céu antes de mim é uma grandeza!
Brincadeira. Não tenho ninguém que queira ver morto. Para os maçons toda a vida é sagrada e, assim, suponho, respondi sua pergunta. Maçons, são pedreiros, construtores de sociedades mais justas e igualitárias.

Essa premissa por si já exclui a possibilidade de causar dano a alguém.
Agora, maçons também são seres humanos. Não há como negar que, ao vermos inocentes sendo mortos por criminosos nosso sangue ferve, igualzinho ao seu.

5º "Se maçons creem em Deus, por que o chamam de Arquiteto do Universo?"
R: Ora, parece óbvio, mas, enfim...
Sendo o maçom um pedreiro, o seu superior imediato é?
O arquiteto.
E por que não referimo-nos a Ele como Deus?
Por que a Maçonaria está presente no mundo inteiro. E Deus tem vários.
Como estamos inseridos em uma sociedade cristã tendemos, naturalmente a crer que todo o mundo entende a Deus como o entendemos.
Novamente, estudem História.
Não é bem assim.
O cristianismo é apenas mais uma dentre muitas religiões e, sequer, figura entre as primeiras.
Da última vez que li éramos a terceira. Então? Podemos impor nossa visão de Deus ao mundo? Ainda mais sabendo que a Maçonaria não é uma religião, mas sim uma sociedade?

6º "Maçons só negociam entre eles, por isso ficam ricos"
R: Aprendi, logo que fui iniciado, com um mestre antigo que, em condições iguais, a preferência é pelo Irmão.
Repare, em condições iguais.
Maçom ou não, ninguém quer perder. Por que eu compraria algo de um Irmão a preço maior?
Poderia dizer a ele que seu preço está a maior e, se lhe fosse possível e ele cobrisse a concorrência eu compraria dele.
Mas, jamais aceitaria que ele tivesse prejuízo, apenas para agradar a um irmão.
Ainda mais em se tratando de um Aprendiz. Isso seria vil. Falando por mim, prefiro não fazer qualquer comentário. Analiso os preços e compro o que meu orçamento me permite.

7º "De onde vem a Maçonaria?"
R: Essa pergunta é problemática.
De novo, estudem História! É a melhor resposta que tenho.

Bem, senhores e senhoras, paro por aqui, por hoje.
As sete perguntas básicas, espero ter respondido satisfatoriamente.

Como plus, lhes digo ainda que medimos os outros pelo tamanho de nossa própria régua.
Esse é um princípio hermético, não maçônico, mas, como já disse, a Ordem não inventa sabedoria, apenas absorve, aprende com os Irmãos mais instruídos e as dimana.

Ah, lembrei! Perguntaram-me diversas vezes o que a Ordem faz de bom pela humanidade.

Pois bem, se nada de bom fizesse já faria muito em não fazer nada de mal.
Mas faz.
Em segredo – aí sim reside um segredo! - pois, como aprendemos desde pequenos, “quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita” Mateus 6:3.

Vocês não tem ideia de quantas famílias tive o privilégio de amparar. Não por mim, mas pela Ordem.
Quem sou? Quem fui para aquelas famílias? Um anjo? Quem me dera.
Fui apenas um instrumento, não secreto, no máximo, discreto, da vontade de Deus, o Grande Arquiteto, pois não há recompensa maior a um crente que socorre a um irmão.

Fiquem com Deus, o Grande Arquiteto do Universo.
Ou seja lá como O designem pois Ele é o mesmo, ontem, hoje e sempre. Uno e verso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFITENTE

Saída do inferno

Reflexões Pensamentos e Algumas Bobagens