Vergonha



                Mais um final de ano. Nenhuma novidade. Apenas o desejo de que o ano novo me apresente melhores perspectivas do que este que termina.
                Um ano em que, mais uma vez, sinto vergonha. Sim, ao ver a corrupção cada vez mais enraizada no subconsciente coletivo deste país, ao ver os representantes do povo representando-os tão bem, sinto vergonha. Ao ver o lixo cultural que é o funk tomando o espaço da nossa cultura tão rica, sinto vergonha.
                PT
                Por que eu sinto vergonha do PT? Não é por que o Partido dos Trabalhadores tenha inventado a corrupção, mas sim, por que os petistas sempre se apresentaram como os arautos da moralidade e assim que chegaram ao poder conseguiram fazer pior do que faziam seus adversários. Por isso eu sinto vergonha. Por que eu acreditei que o PT realmente seria um partido diferente.
                No entanto, o que se vê é um aparelhamento do estado de forma explícita, escancarada. Promessas não cumpridas não me deixam com vergonha. O que me deixa com vergonha são os superfaturamentos grotescos em obras que, em muitos casos, sequer chegarão a serem concluídas. Por isso eu sinto vergonha.
                Coronelismo
                Os coronéis deste país não são de esquerda ou de direita, eles apenas apoiam o que lhes convém. Já foram de direita no passado e voltarão a sê-lo, tão logo percebam que têm mais a ganhar com isso. O que me envergonha, portanto, é o fato de que em pleno século XXI ainda tenhamos de conviver com essas figuras nefastas que, por interesse mesquinhos não se importam em manter escravos em suas propriedades ou em desviar recursos de obras destinadas ao bem comum para dentro de suas extensas propriedades cujos títulos de posse, diga-se de passagem, são muitas vezes de origem extremamente duvidosas. Por isso, eu sinto vergonha.
                Violência
                Toda a vida é preciosa. É de se lamentar todo o sangue derramado. Mesmo quando falamos de criminosos, mesmo quando entendemos que merecem morrer por seus atos, não podemos deixar de sentir pela vida desperdiçada. É essa, em essência a característica que nos distingue dos animais, a nossa consciência, a nossa humanidade. Por essa falta de sensibilidade em nossos governantes eu sinto vergonha.
                Descaso
                Não é por viver em um país onde a maioria esmagadora da população é muito pobre que eu sinto vergonha. Porém, ao constatar que essa grande massa de brasileiros é mantida na ignorância para sustentar os privilégios de alguns que não se importam com o fato de que esse povo sofrido e trabalhador não tenha direito a segurança, a uma educação de qualidade, que morra por falta de atendimento adequado em hospitais custeados por seus próprios impostos e contribuições ao longo da vida, por isso, eu sinto uma imensa vergonha.
                Bem, é isso. Mais um ano de vergonha para o país do futebol. Mas, vamos esquecer tudo isso. Agora é hora de comemorar. Não importa que não tenhamos o que comemorar, enquanto nação.
Enfim, vejamos, aqui é o país do futebol e o ano que vem tem copa no Brasil, então, viva a copa, os estádios estão lindos e estarão lotados. Vamos vibrar com a seleção canarinho enquanto os ideais libertários, que nos apresentam em nossos hinos e bandeiras, ficam guardados em algum lugar em nossas consciências, esperando para, quem sabe, um dia, despertar.


Cezar Augusto Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFITENTE

Saída do inferno

Reflexões Pensamentos e Algumas Bobagens