Se nadar é perigoso, viver no rio dos sinos então...

Mais uma vez há uma avalanche de peixes mortos no rio dos sinos. E, obviamente, a culpa não é de ninguém. Aliás, é dos esgotos. Bom, como diz a Tieta (no filme) “pra algum lugar a merda tem que ir”.

O que cheira mal (sem trocadilho), no entanto, é que os esgotos nunca mataram peixes à la farta. Um peixinho aqui, outro acolá, nada de escandaloso, como aconteceu em 2006 e se repete agora. Mas também, vai ver que o povo nunca cagou tanto, já que com o progresso do país, o povo come mais (juram-me isso o tempo todo).

Agora, os curtumes da região que costumam esvaziar seus reservatórios de toxinas no referido rio não têm nada com isso. Eles estão todos dentro dos valores numéricos que a lei estabelece, pouquinho (bem pouquinho mesmo) mais, pouquinho (pouquíssimo) menos. Pena que ainda não ensinamos aritmética para os nossos peixes, assim eles saberiam que não podem morrer só por que os números estão, assim, um tiquinho mais elevados do que o recomendado. Só pra lembrar, o recomendado geralmente, em termos numéricos, já prevê uma margem de segurança, não é? Então, o que é que esses peixes estão pensando? Eles que aprendam matemática ora bolas.

Então, o MP entra em cena. E decide chamar prefeitos e industriais para uma primeira reunião, com proposições para solucionar o problema, afinal, se todos são culpados, não tem como punir, não é? Já não temos celas suficientes para os que lá estão atualmente!

O que me chama atenção, não sei se vocês lembram, é que essa não é a primeira vez. É, em massa, a segunda mortandade dos peixes do rio dos sinos. Ah, mas antes eram os curtumes, agora é todo mundo, até o Zé da esquina caga, então ele também é culpado. Pronto. Problema resolvido.

Aliás, sendo de todo mundo, a culpa também é dos peixes, esses ingratos! Preguiçosos, não querem aprender matemática, e só de birra, só pra incomodar todos os outros culpados sabe o que eles fazem? Se suicidam! É isso! Como o MP não se deu conta disso? Ou será que percebeu? Bom, pode ser por isso, então, que está tomando essas medidas salutares de falar, falar, falar e falar, reunir discutir, discursar e não responsabilizar ninguém, aliás, todo mundo é responsável, lembram?

Será que os líderes dos peixes participarão das reuniões? Afinal, segundo Brecht (Se os tubarões fossem homens) os chefes dos peixinhos têm direito a participar das discussões e, quem sabe, ensinar aos seus liderados que não há nada mais glorioso para um bom peixinho que nadar de cabeça erguida para dentro de uma mancha de dejetos tóxicos, mas, sempre tomando o cuidado de se preparar, estudar matemática para entender que se os números estiverem acima do tolerável eles devem ir em pequenos grupos. Sabe como é, para não incomodar aos vizinhos humanos, afinal, eles trouxeram o progresso para o vale do rio dos sinos.

Quanto ao MP, claro que ele vai tomar medidas mais duras se as primeiras reuniões não adiantarem. O sargento Garcia também, mais adiante vai prender o Zorro. Essas preliminares, em que ele deixa que o mascarado risque com a espada na sua barrigona, é só pra avisar, sabe, para não ser taxado de injusto. Pra que não digam que ele não deu oportunidade do outro se redimir. Mas na próxima! Z

Falecido escritor - Cezar Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFITENTE

Saída do inferno

Reflexões Pensamentos e Algumas Bobagens